Cargando ahora

🌎DIALLD Bio Energy – Prefeitos estudam criação Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos em Patos de Minas – Brasil

🌎DIALLD Bio Energy – Prefeitos estudam criação Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos em Patos de Minas – Brasil

A Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (AMAPAR) e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR) propõem a criação de uma Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos para atender a demanda dos municípios.

Com a implantação da usina, o lixo será convertido em energia elétrica, em biogás e em matéria-prima para reciclagem.

PATOS-DE-MINAS-ASSOCIADOS-AMAPAR-REUNIAO-DIALLD-04-1024x680 🌎DIALLD Bio Energy  - Prefeitos estudam criação Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos em Patos de Minas - Brasil

A proposta apresentada aos prefeitos da região, nesta terça-feira (20/04), é da multinacional Dialld, com sede na Alemanha e forte atuação na Europa. A empresa está em expansão na América Latina e já negocia com municípios de 20 estados brasileiros.

Ilda Braga, representante da Dialld no Brasil, se reuniu com os prefeitos, de forma remota, e explicou que o investimento para construção será de cerca de R$ 90 milhões com conclusão em até 18 meses. O custo seria arcado pela multinacional e os lucros obtidos com o processamento dos resíduos divididos: nos 20 primeiros anos – 49% para Dialld [para custear o investimento] e 51% para os municípios, posteriormente 90% para os municípios e 10% para Dialld. Os municípios também pagarão uma taxa de acordo com a quantidade de material entregue na usina. Haverá uma balança e cada carga será pesada.

Dentre os benefícios da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos está a diminuição da emissão de gases poluentes, geração de energia limpa, melhoria da qualidade de vida da população e fomento a economia sustentável. Os municípios ainda receberão ICMS Ambiental e créditos de carbono. Em Patos de Minas, por exemplo, segundo estimativa do prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), o repasse pode ultrapassar R$ 1,5 milhão por ano. Além do lixo produzido diariamente, a usina receberá resíduos que serão desenterrados do aterro sanitário.

PREFEITO-LUIS-EDUARDO-FALCAO-PREFEITO-PATOS-DE-MINAS-CESAR-CAETANO-PRESIDENTE-AMAPAR-ADILIO-REIAS-PRESIDENTE-CISPAR-1024x1024 🌎DIALLD Bio Energy  - Prefeitos estudam criação Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos em Patos de Minas - Brasil
PREFEITO LUIS EDUARDO FALCÃO – PREFEITO PATOS DE MINAS , CESAR CAETANO PRESIDENTE AMAPAR , ADILIO REIAS PRESIDENTE CISPAR

A Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos será, a princípio, instalada em Patos de Minas, nas proximidades do aterro sanitário. Alguns gestores, como o prefeito de São Gonçalo do Abaeté,  Fabiano Lucas (PV), irão analisar os impactos logísticos, já que os resíduos terão que ser transportados por distâncias que podem ultrapassar 200 km.

O projeto de criação da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos está em fase inicial. A proposta da empresa alemã prevê a criação de até 400 empregos indiretos na fase de construção e de cerca de 60 diretos para operacionalização.

PATOS-DE-MINAS-ASSOCIADOS-AMAPAR-REUNIAO-DIALLD-02-1024x680 🌎DIALLD Bio Energy  - Prefeitos estudam criação Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos em Patos de Minas - Brasil

A AMAPAR e o CISPAR analisarão propostas de outras empresas e os prefeitos discutirão, sobretudo com os secretários de obras e de meio ambiente, os impactos e benefícios do projeto.

FontePatos Notícias (https://patosnoticias.com.br/?p=218252)

Share this content:

Publicar comentario